Nuno Andrade Ferreira

14947504_10157659509280263_1551265817614297610_n

Jornalista em Cabo Verde, África Ocidental

Nuno Andrade Ferreira é jornalista. Nasceu em Portugal, em 1982. Chegou às redacções em 2000. Já passou pela rádio, televisão e imprensa. Há cerca de uma década, trocou Portugal pela África Lusófona. Primeiro, em Angola e, nos últimos anos, em Cabo Verde. Colabora com órgãos de comunicação social nacionais e internacionais e tem viajado pelo continente africano.

Licenciado em Ciência Política, está a concluir um mestrado em Estudos Sobre a Europa. Tem participado, ao longo da carreira, em inúmeras formações, das quais destaca Financial Journalism e Editorial Judgment, pela Fundação Thomson Reuters (FTR). Ainda com a FTR, participou no programa Wealth of Nations, dedicado à investigação de fluxos financeiros ilícitos, no continente africano.

Em Agosto de 2015 foi escolhido como “jornalista do mês” pela International Journalists Network. Em Maio de 2017 recebeu uma menção honrosa no Prémio Nacional de Jornalismo, pela sua reportagem “Nô Matu“. Em Julho de 2017 venceu o prémio Somos Cabo Verde – Os Melhores do Ano, na categoria Comunicação Social / Rádio.

Ocupa actualmente o cargo de secretário-geral adjunto da Rede de Rádios da África Ocidental para o Ambiente (RERAO), com sede em Dakar.

Mantém uma colaboração regular com a Universidade do Mindelo, como docente e orientador de trabalhos de fim de curso. É frequentemente convidado para participar, como orador, em palestras sobre comunicação e jornalismo.

NAF ONLINE é a sua marca e este é o seu site, no qual é possível encontrar conteúdos originais, desenvolvidos em exclusivo para esta plataforma, e um portefólio, com alguns dos seus melhores trabalhos.